Não desenvolva apenas pra você mesmo
Foi em 2012 quando tive a minha primeira experiência com desenvolvimento de software. Eu ainda me lembro do exato momento em que meu primeiro professor nesta jornada escreveu o primeiro html no datashow. Todo mundo estava muito animado para escutá-lo e ele tinha esse jeito especial de nos envolver e nos inspirar a seguir nesta jornada! Ele plantou a semente em cada um de nós. Neste dia eu disse a mim mesmo:
Sim! Eu quero ser um desenvolvedor.
Anos depois, eu estava realizando meu sonho e comecei a trabalhar como desenvolvedor na Reader’s Digest Brasil. Foi lá onde eu comecei com .NET. A melhor lembrança que tenho sobre lá é do meu time. Eles me ensinaram muitas coisas, mas principalmente sobre como tentar ser um melhor desenvolvedor a cada dia. E eu não estou falando sobre linguagem X ou framework Z, mas o que é realmente importante para nós.
Eu comecei a entender que precisava aprender a estudar sozinho. Que eu era responsável por quão rápido aprenderia qualquer coisa. Também sou responsável pelos meus prazos, então eu precisava me conhecer e ser honesto sobre quando poderia ou não fazer as coisas. Além disso, videos são ótimos para iniciar, mas os livros também são uma excelente maneira de aprender algo com profundidade.
Entretanto eu entenderia apenas anos depois o principal aprendizado sobre toda esta jornada:
Compartilhe sempre seu conhecimento. Não importará se você sabe muitos padrões de projeto, novas tecnologias e ter lido um monte de livros se você não compartilhar com seu time.
Quando meu time cresce, eu cresço também
Photo by Janet Burgess from FreeImages
Se você descobrir uma maneira melhor ou mais rápida de resolver um problema e seu time não, talvez você seja um contraste! Mas o resto deles irão puxar a régua pra baixo… Aí você pensa:
“Eu lutei muito pra chegar até aqui. Por que eles também não podem?”
Sim, eles podem! Mas não é tão simples. Eu também aprendi isso: nós desenvolvedores temos momentos! Momentos em que nós estudaremos como se não houvesse nada mais importante e outros em que nós queremos apenas chegar em casa, assistir Netflix ou fazer qualquer outra coisa que gostamos. O problema com o último exemplo é você nunca voltar para o primeiro. Pense: quase tudo que você se interessou para aprender na sua vida foi porque alguém falou pra você sobre, certo? Talvez algumas pessoas do seu time estejam vivendo este momento agora ou querem aprender e melhorar, mas estão passando por algum problema pessoal e não estão tão empolgados com o trabalho.
Eu posso listar diversas razões aqui, mas devemos focar em: você precisou de ajuda pra começar em algo também, então… o que você está esperando para ajudá-los?
É a minha vez!
Tudo que falei acima ficou claro quando o desenvolvedor sênior deixou a empresa. O time perdeu sua principal referência de estudo e de conhecer coisas novas. Depois de alguns anos ouvindo e ganhando experiência, eu entendi que era minha vez de compartilhar conhecimento com mais frequência com o meu time.
Foi muito divertido! Digo… Eu entendi com clareza o que meu ex-parceiro de empresa falava tanto. Quando você começar a compartilhar conhecimento com o seu time, eles certamente irão te perguntar sobre coisas que você não conhece ou não sabe o suficiente, o que irá fazer você estudar mais para respondê-los. Vi meu time e eu crescermos muito dia após dia. Também percebi que amo ensinar. Me recordo quando eu fui forçado (a aprender) a desenhar diagramas e fluxos para explicar para meu time e como foi tão difícil nas primeiras vezes. Depois de meses fazendo isso, todos nós nos tornamos melhores analistas! Todos nós evoluímos.
Meses depois, tive uma ótima oportunidade de trabalhar na Mundipagg e meu líder me desafiou sobre open source, porque meu GitHub não tinha nenhum projeto de código aberto. Até aquele momento, eu não fiz nada com/para o open source. Eu também aprendi lá que não importa se você é dev junior ou senior, todo conhecimento que você adquire, você pode compartilhá-lo através de artigos, palestras ou pelos próprios projetos open source. Sempre haverá alguém que não passou por aquilo que você aprendeu. A partir disso, conheci novas pessoas, tecnologias e novas maneiras de compartilhar, participar e fazer mais pela comunidade.
E você?
Se você estã tão animado sobre o que está aprendendo, faça ser sua responsabilidade levantar a barra de conhecimento do seu time. Você não tem seu próprio time? Te garanto que há sempre alguém que gostaria de começar também. Não tente fazer tudo sozinho, principalmente no início. Junte-se com gente nova! Compartilhe com eles! Ensine-os. Plante a semente. Você não tem ideia do quanto esta ação pode mudar você e seu time.